IPCA - indução percutânea do colageno - melasma

Melasma – Você sabe o que é IPCA?

O melasma é um problema de pele no qual manchas de cor acastanhada aparecem na face (podem aparecer também no colo e braços) que com a exposição solar escurecem.  Esta condição é mais comum nas mulheres principalmente as morenas.

O tratamento inclui o uso de filtro solares de amplo espectro – que protejam contra o ultravioleta A, B e luz visível. A utilização de filtros inadequados pode facilitar o agravamento das manchas, por isso, a escolha do dermatologista é muito importante. Os produtos ideais são opacos e exigem o uso continuo e diário.

Nós, dermatologistas, utilizamos medicações clareadoras que atuam nos receptores que formam a pigmentação da pele – a melanina – mas nem sempre estes medicamentos sozinhos são capazes de deixar a pele uniforme.  Atualmente, um tratamento desenvolvido por um dermatologista brasileiro (dr. Emerson Lima) veio ao encontro de um desejo antigo de nossas pacientes de ter uma pele sem manchas. Este tratamento chama-se IPCA (Indução Percutânea do Colágeno) e é realizado no consultório em uma ou duas sessões com intervalo mensal. O desconforto da aplicação é atenuado com o uso de anestésico tópico prévio. A esta sessão segue-se os cuidados necessários em casa para tornar os resultados mais duradouros. A principal vantagem em relação aos outros métodos de tratamento no consultório é que esta terapia pode ser realizada em peles mais morenas e utilizadas nas cicatrizes de acne e estrias.

Infelizmente não conhecemos todo o mecanismo da formação do melasma, por isso, a vigilância constante e a recomendação de proteger-se adequadamente do sol ainda são necessários para manter a pele clara e bonita.

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 435 - Sala 903 • Copacabana • RJ

Telefone: (21) 2255-7923 • 2236-6972

Copyright © 2011-2015 - Cláudia Sá Dermatologia   O que é da Tribo todo mundo entende!